Violeta nasceu e cresceu na cidade de São Paulo, mas passou parte da infância dividida entre Campinas, no interior do Estado, onde seu pai tinha um sítio, e Maceió, onde morou com a mãe por alguns anos, criando assim laços afetivos com as três cidades.
Aos oito anos, viveu por três meses em Nova York, com o pai, e fez sua primeira grande imersão na língua inglesa. É nesta fase que define, ainda inconscientemente, sua escolha profissional e de vida, despertada pela curiosidade diante de novas línguas e culturas.
Em 1991, mudou-se para a Inglaterra (seu pai era professor visitante da Universidade de Londres) e frequentou cursos de inglês para estrangeiros, nas cidades de Londres e Cambridge. Aprendeu de fato o idioma, praticando tanto em sala de aula como ao relacionar com pessoas de outros países.
Em 1992, de volta ao Brasil, a língua inglesa se firmou como instrumento. À princípio, de aprendizado: entrou na Faculdade de Letras na PUC-SP e, já no segundo ano do curso, ganhou uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Entre outros projetos, trabalhou no DIRECT, do programa LAEL (Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), ligado à PUC.
Ainda durante a graduação em São Paulo, Violeta integrou o time de professores do programa bilíngue Escola Ampliada do Colégio Pueri Domus. Dois anos depois, foi contratada pela Tot’s and Teens, escola preparatória para crianças de múltiplos países que pretendem ingressar em escolas de língua inglesa.
Aqui, seu caminho na área de educação infantil estava pavimentado e se transformou em paixão. Sentiu que compartilhar com crianças uma ferramenta de troca (por meio da fala e da escrita) possibilita também apresentar-lhes valores importantes para a construção de uma sociedade mais solidária, ética e responsável.
Com o diploma de graduação em mãos, Violeta seguiu novamente para os Estados Unidos e fez uma especialização no departamento de inglês da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Mudou-se para o Havaí, onde trabalhou como voluntária em duas escolas: Sunset Elementary School e First Baptist Church Preschool of Haleiwa. Nesta última, foi convidada a se tornar professora efetiva. Mas os planos eram outros: voltou ao Brasil com Bruno, seu então namorado e hoje marido, e ambos se mudaram para Florianópolis (SC).
Na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Violeta fez um mestrado em língua inglesa e trabalhou como professora do curso extracurricular, dos níveis básico ao avançado, como parte de sua bolsa acadêmica.
No entanto, sua verdadeira missão é facilitar o aprendizado da língua inglesa para crianças e adolescentes, e é o que faz há 14 anos em Florianópolis. Dá aulas particulares, trabalhou como professora, teacher trainer e coordenadora da Teddy Bear, uma das melhores escolas de inglês da região (para a faixa etária entre 2 e 16 anos), além de ter coordenado o Programa Bilíngue da Escola Dinâmica por dois anos.
A família, para Violeta, é de extrema importância. Com Bruno, tem duas filhas, Marina, de nove anos, e Helena, de dois. Sua experiência profissional, sua paixão por compartilhar seu conhecimento e sua história de vida reforçaram a percepção de que é um belo presente para suas filhas a oportunidade de aprender a língua inglesa desde bebês, incorporando-a com naturalidade à rotina da família.
Violeta vem atuando na área da educação desde o ano 2000. Mais especificamente, vem se dedicando ao ensino da língua inglesa para crianças e adolescentes, ministrando e coordenando em escolas de grande reputação no Brasil e no exterior. A vasta experiência lhe possibilitou ter uma percepção ampla sobre como o ensino de idiomas vem sendo conduzido atualmente.
Cerca de 15 anos mais tarde, já mãe e morando em Florianópolis, Violeta direcionou suas reflexões e estudos nas tendências de transformação da educação vigente, constatando a importância de oferecer algo novo para crianças, dentro de uma perspectiva que abarca valores humanos e potencializa habilidades individuais e coletivas.
Concebeu, então, um projeto, no qual os alunos podem estabelecer uma relação positiva com o aprendizado, feita por meio da
interação e da comunicação sobre os mais variados assuntos, de modo que o aprendizado seja duradouro e memorável. Para isso, foi criado um espaço que convida as crianças à criatividade, à imaginação e ao acolhimento.
Famílias que desejam proporcionar atividades relevantes para a educação de seus filhos, mas que encontram barreiras em horários apertados do cotidiano, podem contar com a permanência flexível de seus filhos na Bridge Kids, a qual pode ser estendida, para facilitar essa logística familiar.
A Bridge Kids é, portanto, uma escola que entende, dentro da área de ensino de idiomas, a necessidade de uma educação baseada na formação multicultural, lúdica, colaborativa e vivencial, despertando o gosto pelo aprendizado e a consciência de que podem fazer a diferença no mundo.